Biografia

morenuEm 25 de junho de 1969, na cidade de Cali, departamento do Vale do Cauca Valle, na Colômbia, nasceu David Benadiela Morenu (Gustavo Rincón Moreno), filho de uma enfermeira (Adiela Moreno Betancourt) e um dentista (Gustavo Rincón Ramírez) . Um mês após seu nascimento a família mudou-se para a cidade de Armênia, capital do departamento de Quindío, onde cresceu e viveu até 1994.

Morenu começou a desenhar aos cinco anos de idade, desenhando tudo o que aparecia ao seu redor. Ele também fez figuras em cera dental antiga que ele ganhou de seu pai. Enquanto sua mãe trabalhava na Clínica São José do  Instituto de Seguros Sociais na cidade de Armênia, durante as tardes e após a escola, Morenu trabalhava por longos períodos dentro do laboratório de próteses dentárias localizado nos fundos da clínica do pai, ajudando-o na elaboração dos modelos de cera das próteses dentárias, com perfeição nos detalhes anatômicos: nascia assim a sua paixão pela escultura.

Em 1978, aos 9 anos, Morenu começou o ensino médio no Instituto Técnico Industrial (I.T.I.) da cidade de Armênia, onde frequentou aulas de desenho técnico e no segundo ano escolheu fundição de metais como sua área de atuação. concentração, aprendendo como fabricar placas de identificação de edifícios, recipientes, candelabros, cinzeiros e vários objetos em alumínio e bronze, construindo suas primeiras esculturas de figuras humanas através da técnica da “cera perdida”. Por motivos de saúde, Morenu teve que deixar o I.T.I. e a oficina de fundição,  terminando os dois últimos anos do ensino médio no colégio Jorge Isaacs, na cidade da Armênia, onde conheceu o então nascente e hoje grande representante da pintura colombiana Abiezer Agudelo que em 1983 iniciou sua brilhante carreira. De Abiezer Agudelo recebeu grande incentivo para desenhar e pintar e juntos trabalharam durante o período de 1984 – 1985 no estúdio do Abiezer localizado entre as avenidas 13 e 14 da cidade de Armenia.

Aos 14 anos de idade, em 1985, participou do primeiro salão de arte infantil e juvenil dos artistas de Quindio na Galeria Roberto Henao Buriticá, da Governação do estado do Quindío. Nesse mesmo ano, participou de oficinas de pintura na cidade de Bogotá com os mestres colombianos Alejandro Obregón, Leonel Gongora, Jim Amaral e Maria de la Paz Jaramillo.

Entre 1986 e 1994 Morenu cursou faculdade de medicina na cidade de Armênia, e por motivos políticos abandonou seu país natal em 1996, mudando-se para o Rio de Janeiro onde cursou residência médica em cirurgia geral e depois em cirurgia plástica e paralelamente estudou retrato por dois anos com o artista carioca Geraldo Aguiar, com ênfase em pastel seco, mas trabalhando também com carvão, grafite e aquarela.

Em 2004 Morenu foi premiado com o primeiro lugar em pintura na olimpíada nacional de talentos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com o trabalho “mentiras vespertinas”, acrílico e óleo sobre cartolina durex 50 × 70 cm.

Mentiras Vespertinas
Mentiras vespertinas. 2001, Óleo e acrílico sobre cartolina. Coleção particular, MT.

Em 2007 Morenu mudou-se para Brasília onde em 2013 iniciou licenciatura em artes visuais na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e em 2019 concluiu o Bacharelado em Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

Em 2012, Morenu realizou sua primeira mostra individual no Brasil e começou sua participando em salões e mostra individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Em 2014 Morenu participou de residência artística na Dacia Gallery, em Nova York.

Atualmente Morenu vive e trabalha entre Rio de Janeiro e Brasília, onde possui seu ateliê no Setor Sudoeste.

Deixe uma resposta