Veias Abertas ou Nada Disso

Mostra individual de David Benadiela Morenu em cartaz de 30 de junho a 20 de Julho de 2016.

Brasúveia, Instalação bidimensional Site-specific

Na Galeria SESC Garagem de Brasília, acontece de 30 de Junho a 20 de julho de 2016 a mostra “Veias abertas ou nada disso” do Artista Visual Morenu. com curadoria de Carlos Ferreira, Morenu apresentou vinte e duas pinturas elaboradas entre 2014 e 2016, assim como a video-instalação anatomia de um fluxo e as instalações “Fome zero” e “Brasúveia”.

Para o Curador da mostra Carlos Ferreira “A produção recente de Morenu dialoga com algumas tendências dominantes da arte contemporânea, como a experimentação e as novas tecnologias. A arte, além de expressar, talvez seja esta atividade humana por excelência que torna existente aquilo que não existe. A partir das suas produções, o artista cria e com este gesto instaurador de novas visões, amplia a experiência de estar no mundo.

Aqui, neste conjunto de trabalhos recentes percebemos o vinculo fundamental e reiterado do artista com a pintura, inclusive na vídeo-instalação “Anatomia de um fluxo”. O cromatismo das suas produções está intimamente arraigado na tradição pós-expressionista abstrata. Suas pinturas dão desdobramentos de um gesto crítico que pretende transformar o mundo vívido.

Sua obra iniciou-se com incursões figurativas e hoje adquire um experimentalismo radical. Os campos cromáticos dialogam abertamente com novas tendências pictóricas. O empasto e a assemblagem, recursos reiterados pela experimentação do artista, se inter-relacionam abertamente em grandes áreas de imersão, onde a crítica social é uma das tónicas dominantes, como na série “Moneyscapes”, neles percebemos algumas das nuances que fazem a experiência de um artista contemporâneo inquieto com o seu tempo, atravessado pelas idiossincrasias dos modelos hegemônicos e apto a abrir as veias para expor o que corre por dentro das emoções.”

Carlos Ferreira

Brasília, Junho de 2016

  • Um salto para liberdade. Acílico sobre painel 190x90

Fotos: D.B. Morenu

Fotos: Fred Guderian Chacon

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.