Pintura

Desde o início do seu trabalho durante a infância, o artista preocupou-se com a experimentação da linguagem e com o estudo dos processos construtivos de grandes mestres. Assim, influências dos mestres expressionistas europeus, americanos e latino americanos como Vassili Kandinsky, Asger Jorns, Karel Appel, Piet Mondrian, Pierre Soulages,  Gerhard Richter, Jasper Johns, Alejandro Obregon, Oswaldo Guayasamin, Iberê Camargo e Thomie Otake materializam-se na obra atual do artista que explora sem timidez a cor e a textura.

Morenu explora as tensões geradas pelas amplas massas de cores sólidas entremeadas com porções emaranhadas de matizes orgânicas ora intencionais, ora aleatórias, incrementadas pela ação volumétrica do silicone, que por vezes apresenta-se sobreposto como uma tela sangrante que expõe as suas entranhas ou como uma teia de aranha que pretende aprisionar a mente do espectador. Também o artista gera tensões nas suas obras ao incluir contrastes cromáticas e combinação de estruturas orgânicas e geométricas assim como interpondo elementos rígidos como o arame, fragmentos de metal, espuma e madeira sobre a leveza do suporte, a tela.

As abstrações de Morenu são o resultado do processo de desconstrução da figura e da paisagem dentro do universo da pintura contemporânea brasileira na corrente expressionista abstrata.

As questões e problemáticas sociais também são um quesito importante na obra do artista. Na sua série “Nômades” (2012-2014) abordou a problemática psico-social enfrentada por aquelas pessoas que devido às suas condições de identidade de gênero são constantemente rejeitadas por uma sociedade hipócrita e falsa-moralista.

Nas suas construções orgânico-geométricas, obras como “culpados e inocentes”, “Uma uma ferida no verde e amarelo” e “Futuro Monocromático e a Infinita Solidão do Cubo Vermelho”; aspectos sociais e políticos são abordados, incluindo críticas à violência à política e ao stabilishment.

Nos “Moneyscapes” Morenu retrata integralmente uma sociedade através de abstrações baseadas em gráficos de bolsa de valores, que refletem as tensões sócio-políticas da sociedade contemporânea.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.